Gaspar e outras espécies companheiras (2024)

A minha primeira visita a Picote definiu-se pelos encontros com os humanos e não-humanos que conheci nesses dias. Foram eles a Anabela e o Francisco, as árvores extravagantes que vivem serenamente ao lado das estradas, a Glória de Vila Chã, e a Glorinha do Barrocal, os penedos monumentais, os insetos minúsculos, e o Gaspar, um burro meigo, que partiu, entretanto, para mundos mais que humanos. Retomando esta memória dos dias de Picote, propus ampliar a rede de encontros e de relações, que, convocada pela conversa, pelas imagens, e pelo que mais surgiu, gerou uma «etnografia animada» pelos seus participantes, humanos e não-humanos.

Trabalho multimodal (video DV [cor, som, 8’47], fotografia e instalação).
Exposto e apresentado na Escola Primária de Picote, durante os IX Encontros da Primavera — Antropologia, Artes e Sentidos, in Picote, Miranda do Douro (2024).

Vídeo © Sónia Mota Ribeiro e Francisco Ramos. Som, fotografias polaroid e desenho © Sónia Mota Ribeiro
Mais informação aqui.


Gaspar e outras espécies companheiras — Vídeo [DV, cor, audio, 8’47].


Vista da instalação na escola primária de Picote. Cabeçada do burro Gaspar, polaroids dos participantes no projeto e dois cajados oferecidos pelo pastor Telmo. Fotografia de Miguel Parada.


Pormenor de instalação. Fotografias polaroid dos participantes humanos e não-humanos. Fotografia de Pedro Tudela.


Pormenor de instalação. Cabeçada do burro Gaspar. 
Fotografia de Pedro Tudela.


Pormenor de instalação. Desenho a giz do mapa relacional dos participantes humanos e não-humanos. Fotografia de Miguel Parada.


Apresentação do projeto na escola primária de Picote.


Sónia Mota Ribeiro e Francisco Ramos na apresentação do projeto. Fotografia de Pedro Tudela.


Apresentação do projeto na escola primária de Picote.